Spaniel Japonês
Japanese Chin
O Spaniel Japonês, também conhecido como Japanese Chin ou simplesmente Chin, é um dos cães toy desenvolvidos no Japão. Segundo alguns estudiosos, a raça teria chegado ao Japão em 732, como presente ao imperador japonês.
Outros acreditam que chegaram ao Japão em 528, com os monges que difundiram o Budismo no país. Independente da teoria, esta raça é considerada como uma das primeiras raças de companhia desenvolvidas em todo mundo.
Um dos pontos fortes da raça é o temperamento: ao mesmo tempo brincalhão e altivo, mostra-se bastante seletivo em suas relações. Extremamente amorosos, carinhosos e delicados e equilibrados.
Muito apegado aos seus donos, não é do tipo que faz festa para qualquer pessoa que se aproxime, até que seja conquistado. Adora estar com crianças desde que estas sejam cuidadosas em suas brincadeiras. São cães extremamente sociáveis.
TAMANHO: Macho e Fêmea: 20-27 cm
PESO: 2 a 5kg
LONGEVIDADE: 12-14 anos
Características
Principais características
Altura na cernelha
Machos: Aproximadamente 25 cm.Fêmeas: Ligeiramente menores que os machos.
Pelo
Sedoso, reto e longo. Todo o corpo, exceto a cabeça, é coberto com pelos em abundância. As orelhas, pescoço, coxas e cauda são cobertos com franjas abundantes.
Cor
Branco com marcações pretas ou vermelhas. Marcas simetricamente distribuídas em volta dos olhos, sobre as orelhas, bem como em todo o corpo são desejáveis. Uma mancha branca brilhante do focinho até a coroa é especialmente desejável.
Conheça a Raça
Spaniel Japonês, originalmente chamada de Chin, é uma raça primordialmente conhecida como de companhia, quando mimada pela nobreza japonesa desde a idade média.
Gostam de situações novas e possuem um amor por pessoas, assim, se tornam bons cães de terapia.
Cães extremamente carinhosos e devotos aos donos, são seletivos as pessoas até se sentirem seguras.
São cães que capturam nossa energia e sentimentos de forma muito expressiva e sincera.
O fato de o cachorro Spaniel Japonês ser uma ótima companhia caseira e ter pequeno porte não significa que ele não precise de espaço para poder brincar também. Levá-lo para passear é muito importante para que ele siga feliz e saudável, além de liberar toda energia que fica retida quando ele fica apenas dentro de casa.
O cuidado também deve se manter em relação à alimentação, já que o Spaniel Japonês tem tendência a engordar com facilidade, o que poderia prejudicar sua saúde. Além disso, é preciso escovar seus pelos com alguma rotina, preferencialmente acostumando a raça desde filhote.
A escovação frequente ajuda na retirada de pelos mortos e a formação de nós. As orelhas devem ser limpas periodicamente, reduzindo o excesso de cera produzido pelo próprio cachorro.
Os chins são cães para serem mantidos dentro de casa, viver longe do conforto pode ser bastante prejudicial ao cão. Além disso, os passeios devem ser evitados em dias muito quentes e úmidos, pois ele não costuma sentir-se bem nessas condições climáticas. Seu focinho tem composição achatada, o que faz com que apresentem alguma dificuldade respiratória, importante sempre manter ele em local fresco e sempre bem hidratado. Seus olhos também são bastante expostos e exigem cuidados para não deixar entrar nada que possa machucá-lo.
O cuidado de seu tutor e o amor incondicional são os principais pontos e os mais importante para ter seu tão sonhado Chin! E claro, contando sempre com o nosso apoio em todas as fases de crescimento de seu filho de quatro patas.